Biblioteca

Os livros listados fazem parte da minha verdadeira biblioteca, portanto, não indico livros que eu não tenha lido ou que não considere úteis para o leitor deste site. Entre os livros listados você encontra assuntos como grids, design de marcas, design editorial, tipografia, publicidade entre outros assuntos relacionados ao design.

  • Descrição: Para comemorar os 90 anos de Bauhaus, a Cosac Naify publica mais uma obra de referência: ABC da Bauhaus – a Bauhaus e a teoria do design, organizado pelos destacados designers e teóricos americanos Ellen Lupton e J. Abbott Miller. Com textos de profissionais de diferentes áreas, o volume se propõe a analisar a escola de design mais influente do século XX por vários pontos de vista: o da educação, da teoria do design, da política, da tipografia, da psicanálise, da física e da matemática.
    Autores: Ellen Lupton e J. Abbott Miller (orgs.) | Editora: Cosac Naify | Ano: 2008

  • Descrição: O catálogo da exposição permanente na Bauhaus-Archiv Berlim está disponível em Inglês e Alemão na mesa museu para 10. € Ele fornece informações abrangentes sobre o museu e do prédio e introduz os professores da Bauhaus e currículo e suas oficinas mais importantes, incluindo obras produzidas neles. sucessores do Bauhaus também estão incluídos. O livro termina com uma cronologia da Bauhaus.
    Publicado por: Bauhaus Archive Berlin | Ano: 2010

  • Descrição: Único em seu propósito, o Guia Profissional vem para impressionar, auxiliar e facilitar a tomada de decisão do segmento gráfico. Não há material que reúna tantos recursos, novidades e informações técnicas como esse.
    Autor: Renato Oliveira | Editora: Compulaser | Ano: 2014

  • Descrição: Esta edição reúne entrevistas realizadas ao longo da década de 1990, período em que ainda vigorava a influência do pós-modernismo e já se desenhava a revolução digital. Para compor um retrato polifônico de época, o livro inclui defensores do modernismo, profissionais assumidamente influenciados pela teoria pós-estruturalista e temas tangentes ao design como opinião pública, manipulação, responsabilidade social e interatividade. Entre os entrevistados estão quase todos os grandes nomes da prática e da crítica do design, como Massimo Vignelli, Paul Rand, George Lois, Tibor Kallman, Jonathan Hoefler, Philip Meggs, Rick Poynor, Ellen Lupton e Katherine McCoy.
    Autores: Steven Heller e Elionor Pettit | Editora: Cosac Naify | Ano: 2013

  • Descrição: DESIGN E TIPOGRAFIA é uma tentativa de destilar, organizar e compartimentalizar – mas sem simplificar demais – as muitas e complexas questões em torno do uso efetivo e proveitoso da tipografia. O livro é voltado para designers de todas as áreas nas quais os tipos desempenham papéis de maior ou menor expressão. Uma profunda compreensão da forma das letras e conhecimento de seu uso eficaz só pode ser obtida pela observação e experimentação constantes; evolui ao longo de uma vida inteira dedicada ao estudo e à prática do design. A publicação pretende contribuir com a busca dos designers em aprofundar suas habilidades tipográficas e foi projetada e organizada para tornar este processo agradável, interessante e instrutivo. Os fundamentos estão divididos em quatro seções: A Letra, A Palavra, O Parágrafo e A Página. Cada um dos 100 fundamentos ocupa uma página dupla com explicações e exemplos ilustrando o fundamento tratado.
    Autora: Ina Saltz | Editora: Blucher | Ano: 2010

  • Descrição: Com mais de 800 ilustrações, ‘Design gráfico’ conta a história do design gráfico desde suas raízes, na fase de desenvolvimento da imprensa, sua evolução como meio de identificação, informação e promoção, e finalmente sua transformação em uma disciplina e profissão.
    Autor: Hollis, Richard | Editora: WMF Martins Fontes | Ano: 2010

  • Descrição: O grid tipográfico é um sistema de planejamento geométrico que divide a informação em partes e ajudam o observador a entender o significado entre os elementos informativos, sejam estes imagens ou palavras. Para alguns designers gráficos, é parte incontestável do processo de trabalho, oferecendo precisão, ordem e clareza. No entanto, a partir dos anos 80, viu-se um movimento dissidente, um esforço para demonstrar os limites desse método. Samara propõe então um novo olhar sobre o embate e, de maneira nada maniqueísta, retoma a discussão. Leitura recomendada para profissionais e estudantes na área de projeto, tanto no design como na arquitetura, este livro pretende por em foco o princípio unificador do grid e o valor de outros tipos de ideias, oferecendo análises atentas e consistentes sobre toda espécie de manifestações visuais. O volume foi organizado em duas partes, ‘Construindo’ e ‘Desconstruindo’ o grid. Em cada uma delas, um capítulo de concisão histórica fundamenta os comentários com exemplos concretos. O autor comenta também formas de comunicação dispostas tanto no espaço tridimensional quanto no universo virtual das mídias eletrônicas.
    Autor: Timothy Samara | Editora: Cosac Naify | Ano: 2007

  • Descrição: Deste lado do ringue, trajando as cores do design clássico, o atual campeão Logotipo, favorito de acadêmicos e profissionais veteranos. Do outro, pesando 12.300 resultados de busca no Google (e contando), o desafiador Logomarca, disposto a mostrar seu valor em um mercado cada vez mais acirrado. Decida quem beijará a lona após conferir esta seleção de textos assinados por especialistas em design, branding, publicidade e comunicação. Das distantes origens que mesclam influências da corte portuguesa, manifestações artísticas populares e escolas alemãs até o cenário cada vez mais globalizado das últimas duas décadas, poucas coisas no universo do design gráfico nacional são tão originais como a discussão Logotipo X Logomarca.Qual termo é o correto? Qual dos dois usar?Não há estudante, profissional ou educador que não tenha se deparado com esta questão em salas de aula, encontros de design ou pelas seções de cartas e comentários de publicações impressas e digitais. Comuns aos dois lados desta rinha temos violentos ataques e defesas apaixonadas. Não raro, especialmente no âmbito online, a discussão resvala para a briga de rua, com golpes baixos e agressões verbais, perde-se a razão e as estribeiras, impera-se o achismo.
    Autor: André Stolarski | Editora: 2AB | Ano: 2012

  • Descrição: Quando executivos e profissionais de marketing desejam saber o que há de mais moderno na área, recorrem à Kellogg School of Management. Durante anos a Kellogg tem estabelecido padrões, combinando pesquisa de ponta com o conhecimento prático. É referência na área, sendo considerada um dos melhores MBA do mundo pela Business Week e é com essa bagagem que trazemos essa importante obra. ‘ Marketing’ traz o conhecimento e a experiência do corpo docente do Departamento de Marketing da Kellogg School ao longo de suas páginas, cobrindo os principais temas e desafios que você encontrará no panorama atual da área, como as mídias sociais, inovações em produtos, branding gerado pelo usuário, entre outros. A obra revisita os conceitos fundamentais que continuam a guiar as práticas de marketing, atualizando-os para refletir as oportunidades e condições dos mercados modernos, que estão cada vez mais competitivos e desafiadores. Com análises importantes sobre os mais diversos temas da área, a obra conta com um belo trabalho de adaptação à realidade brasileira, incluindo exemplos e casos para enfatizar e dinamizar a apresentação dos conceitos, fazendo com que sejam plenamente absorvidos e entendidos pelo leitor. Nas palavras de Kotler – ‘Marketing é um livro único. Você se surpreenderá com o que vai aprender’.
    Organizador: Tybout, Alice M. | Editora: Saraiva| Ano: 2013

  • Descrição: ‘Conversas com Paul Rand’, organizado por Michael Kroeger, traz uma introdução às ideias de Paul Rand e a temas da comunicação visual, como a filosofia do design, os processos criativos, os livros essenciais para a formação dos profissionais e o ensino do design gráfico. Conceitos teóricos e questionamentos sobre a profissão também são abordados. Ao final do volume, seis profissionais da área narram suas experiências pessoais com Paul Rand. Com projeto gráfico de Elaine Ramos, a edição explora as cores verde e rosa e faz um jogo tipográfico com frases do designer, usando fontes que aumentam e diminuem de tamanho e destacam suas ideias principais. Na capa, em formato de sanfona, estão ilustrados alguns de seus trabalhos mais importantes.
    Editora: Cosac Naify | Ano: 2010

  • Descrição: Reunião de 24 textos teóricos fundamentais de protagonistas da teoria e da prática do design como Aleksandr Ródtchenko, El Lissítzki, Jan Tschichold, Herbert Bayer, Paul Rand, Wolfgang Weingart, Catherine McCoy e Paula Scher. Organizado cronologicamente, a seleção começa com os escritos combativos do início do século XX, como o Manifesto futurista de F. T. Marinetti, e se estende até o debate contemporâneo, incluindo textos atuais como Projetando o design de KenyaHara. A edição está organizada em três partes, encadernadas separadamente mas unidas por uma linha do tempo, que localiza e relaciona cada um dos textos e autores. O volume inclui ainda uma breve contextualização histórica de cada texto, além de glossário e bibliografia.
    Autor: Armstrong, Helen | Editora: Cosac Naify | Ano: 2015

  • Descrição: O livro tem tudo para desagradar a quem chega ao assunto com idéias formadas, e cabe dizer logo de cara que ele não pretende se esquivar da tarefa de incomodar, pois questionar, subverter e até contrariar as opiniões preconcebidas fazem parte do trabalho do historiador. Quero ressaltar, porém, que o presente livro não tem a menor intenção de ser contencioso. Embora exista certamente quem irá pensar o contrário, não se pretende aqui favorecer nenhum grupo de designers, defender nenhuma facção ou movimento, privilegiar nenhum tipo de prática acima de outras. O design já é um campo prolífico em rixas e sectarismos e este livro tem como propósito maior estimular os designers a tomar consciência do legado histórico que têm em comum. Acima de tudo, espero que as idéias contidas nestas páginas sirvam para agregar forças e não para dispersá-las.
    Autor: Cardoso, Rafael | Editora: Edgard, Blucher | Ano: 2008

  • Descrição: A criação de marcas e de sinalizações implica muito conhecimento técnico e artístico, mas a sobrevivência de um escritório de design só pode ser garantida pelo correto gerenciamento de seus projetos e de sua carteira de clientes. Nesse livro, os autores expõem o passo a passo da fundação de um escritório de design, alertando para os equívocos mais frequentes dos iniciantes e apontando providências para se tornar bem-sucedido na área.
    Autor: Chamma, Norberto e Pastorelo, Pedro D.  | Editora: Senac SP | Ano: 2014